top of page

FIVB BEACH VOLLEYBALL WORLD TOUR RIO DE JANEIRO OPEN 2015


ETAPA FEMININA:

As primeiras representantes do Brasil no vôlei de praia aos Jogos Olímpicos conheceram neste domingo o gosto de serem campeãs na Praia de Copacabana, onde o principal evento esportivo será disputado em 2016. Larissa e Talita (PA/AL) fizeram uma final eletrizante e 100% verde-amarela no Rio Open, superando as campeãs mundiais Ágatha e Bárbara Seixas (PR/RJ) por 2 sets a 1 (32/30, 18/21 e 15/12), em 1h11min. A arena ficou completamente lotada, com interação da torcida e distribuição de brindes.

Juliana e Maria Elisa (CE/PE) disputaram a medalha de bronze, mas a santista e a resendense foram superadas pelas holandesas Marleen Van Iersel e Madellein Meppelink por 2 sets a 0 (21/15 e 21/17), em 41 minutos de jogo. Em caso de bronze brasileiro, seria a terceira etapa completamente verde e amarela na temporada - já havia ocorrido no Grand Slam de São Petersburgo (EUA) e no Campeonato Mundial da Holanda.

"A temporada está terminando como começou, com chave de ouro. Um dia importante, conseguimos nosso primeiro objetivo que foi a classificação às Olimpíadas. Apesar de termos a certeza dentro de nós de que iríamos conseguir, que nosso time foi formado para isso, agora é palpável e real. Estamos nas Jogos Olímpicos e hoje tivemos essa sensação de jogar em Copacabana, com o apoio da torcida", comemorou Larissa.

A competição serviu como evento-teste para os Jogos do Rio e foi apreciada pelo público carioca. Foi o 11º ouro brasileiro em 13 etapas internacionais disputadas na temporada - o sexto de Larissa e Talita no ano. Já Ágatha e Bárbara Seixas (PR/RJ) alcançam sua sexta medalha no Circuito Mundial de 2015 e seguem na liderança da competição.

A capixaba e a sul-mato-grossense recebem uma premiação de 11 mil dólares, além de 500 pontos no ranking do circuito, enquanto a paranaense e a carioca levaram para casa 8 mil dólares e 450 pontos no ranking mundial.

Dentro da temporada 2015, algumas das principais duplas brasileiras se enfrentaram em finais de etapas do Circuito Mundial. Mas um confronto em especial ainda não havia decidido um título neste ano. Larissa e Talita, campeãs brasileiras e representantes do país nos Jogos Olímpicos de 2016, contra as campeãs mundiais Ágatha e Bárbara Seixas (PR/RJ). E os times foram se cruzar justamente na decisão do Rio Open, campeonato que há 11 anos não acontecia na cidade do Rio de Janeiro.

Desde a entrada em quadra, a alegria em decidir uma etapa internacional em casa, com o apoio da torcida e familiares, contrastava com a concentração dos times. Os primeiros pontos foram marcados por Ágatha, que parou Larissa no bloqueio e anotou 2/0. Larissa e Talita não se intimidaram com a pressão inicial e deixaram tudo igual, em 3/3. Na seqüência, Ágatha e Bárbara Seixas conseguiram quebrar o serviço adversário e retomaram a dianteira, com 6/4. Mais uma vez, no entanto, as campeãs brasileiras igualaram o jogo, com 8/8.

As equipes seguiram esbanjando categoria e virando bolas importantes, mas foram para a segunda metade do set sem conseguir abrir vantagem. Após a pausa técnica, Larissa e Talita aceleraram o jogo e conquistaram a maior vantagem até então, com 18/14. A dupla teve dois set points, mas ambos foram salvos por Ágatha e Bárbara Seixas. Começaria aí uma intensa disputa para fechar o set. Depois da casa dos 20 pontos, ambos os times tiveram a chance de levar a etapa, passando pelos 25, 30 pontos, até que Larissa e Talita anotaram 32/30.

Assim como na etapa anterior, Ágatha e Bárbara Seixas iniciaram o segundo set abrindo 3/0. Larissa e Talita reagiram e alcançaram 6/5, mas as campeãs mundiais rapidamente igualaram as ações. Apesar do alto equilíbrio, Larissa e Talita exploraram bem os contra ataques e alcançaram 16/14 no marcador. A resposta do outro lado da rede foi imediata, com Ágatha e Bárbara Seixas virando para 19/17 e levando a decisão para o set desempate, com 21/18.

O tie-break foi imprevisível. Com o side out qualificado e em grandes rallys, as parcerias se alternavam na liderança do placar - pelo menos até Larissa fazer a diferença. Bem no ataque e na defesa, a experiente jogadora colocou sua dupla com 10/6 no placar e próxima do título. Ágatha e Bárbara Seixas buscaram a reação final, mas não conseguiram evitar que Larissa e Talita alcançassem 15/12 e fechassem o jogo em 2 sets a 1.

A próxima etapa do Circuito Mundial 2015 acontece em Sochi, com o Open da Rússia, de 8 a 13 de setembro. Os times brasileiros também voltam suas atenções para a segunda etapa do Circuito Brasileiro, que ocorre de 16 a 20 de setembro, em Contagem (MG).

ETAPA MASCULINA:

O Brasil concluiu sua boa campanha no torneio masculino do Rio Open com uma medalha de bronze para um time promissor. Guto e Saymon (RJ/MS), jovens de 22 e 21 anos, respectivamente, levaram a melhor no confronto ‘caseiro’ diante dos campeões mundiais Alison e Bruno Schmidt (ES/DF), e completaram o pódio da etapa. A partida foi vencida por 2 sets a 1 (21/14, 17/21 e 15/8), em 47 minutos, com arena lotada.

Na final da competição, os letões Aleksandrs Samoilovs e Janis Smedins venceram os alemães Lars Flüggen e Markus Böckermann por 2 sets a 0 (21/15 e 25/23), em 45 minutos. Foi o primeiro título da dupla na atual temporada. Com o bronze do carioca e do sul-mato-grossense, o Brasil chega à nona medalha no Circuito nesta temporada.

Guto e Saymon recentemente conquistaram também a etapa de Brasília (DF) do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Open. Após a primeira medalha em uma etapa internacional, os jogadores não conseguiram conter a emoção com o bronze "dourado".

"Para mim esse bronze valeu como uma medalha de ouro. Ainda mais por conquistá-la dentro do Brasil. O Alison e o Bruno Schmidt dispensam comentários, são campeões mundiais e meus ídolos. Mas a gente tentou focar no nosso jogo e trabalhar forte, com poucos erros. O Big (Marcelo Carvalhaes), que é pai do Guto, sempre nos fala, e o vôlei de praia de alto nível exige. A amizade com o Guto tem feito a diferença", disse Saymon após a vitória.

De acordo com o carioca Guto, a parceria com Saymon pode evoluir e render ainda mais frutos no futuro. "A gente acabou de começar um trabalho, temos dois meses juntos e nosso jogo tem fluído muito bem. Sabemos que vamos ter altos e baixos, temos consciência disso, mas é uma dupla nova e aos poucos a gente vai chegar lá", analisou Guto.

Já Alison e Bruno Schmidt, que não conseguiram suportar o cansaço depois de cinco títulos consecutivos do Circuito Mundial 2015, além de terem vencido a corrida olímpica e assegurado vaga aos Jogos Olímpicos do Rio, encararam o revés como aprendizado, em mais um passo rumo ao principal evento esportivo do planeta.

"O cansaço não é desculpa, perdemos dentro de quadra. Os meninos têm todo o mérito, é um time que vem crescendo, evoluindo, buscando o lugar deles. Mas hoje brigamos contra nosso próprio corpo. Tentei fazer o meu melhor, o Bruno teve paciência comigo, mas realmente não conseguimos responder dentro de quadra. Foram cinco finais seguidas, jogando de quarta-feira até domingo. Nosso trabalho foi bem concluído, ganhamos o Campeonato Mundial, classificação aos Jogos, o título do Circuito Mundial está logo ali e jogamos com essa pressão dentro de quadra. Isso é ótimo faltando um ano dos Jogos", ressaltou Alison.

Para Bruno Schmidt, que no ano que vem disputa sua primeira edição dos Jogos Olímpicos, o evento foi ótimo para ambientação e contato com a torcida brasileira.

"Apesar de o Rio Open ter sido um evento-teste, obviamente os Jogos serão totalmente diferentes, com proporções maiores. Para o ano que vem nosso foco e força serão maiores. Temos tempo para nos planejarmos e chegarmos às nossas melhores condições. Demos nosso melhor e tivemos um carinho enorme do público", afirmou o brasiliense.

A decisão do terceiro lugar do Rio Open teve ares de decisão para Alison/Bruno Schmidt e Guto/Saymon. Na mítica praia de Copacabana, os times travaram o terceiro confronto decisivo em menos de um mês. O primeiro encontro aconteceu na decisão da etapa inaugural da temporada 15/16 do Circuito Brasileiro, onde os jovens levaram a melhor.

A revanche foi nas areias de Long Beach, nos Estados Unidos, onde os representantes do Brasil nas Olimpíadas do Rio 2016 venceram no tie-break e arrancaram para o título.

Após início avassalador, Guto/Saymon abriu 4/0 nos minutos iniciais. A parceria seguiu mais eficiente, e com uma série de erros não forçados de Aliso/Bruno Schmidt rapidamente dilatou o placar para 11/3. Visivelmente cansados, os campeões do mundo seguiram errando bolas geralmente viradas com facilidade. A distância no marcador se manteve até o momento decisivo do set, fechado por Saymon, na rede, em 21/14.

No início da segunda etapa Alison e Bruno Schmidt enfim deram mostras de que entraram no jogo, e abriram 6/3. Guto e Saymon voltaram a crescer de produção e encostaram na segunda metade do set, empatando em 15/15. Só que o capixaba e o brasiliense devolveriam a quebra no set anterior em 21/17, levando a decisão do bronze para o tie-break.

O terceiro set foi o mais disputado da partida. Guto e Saymon abriram 3/0, mas na seqüência Bruno Schmidt guiou sua parceria ao empate. Os jovens não se intimidaram, e com ace de Saymon voltaram a abrir três pontos, com 8/5. Com personalidade, Guto e Saymon seguiram em vantagem e fecharam o jogo em 15/8, com uma bela deixada de Guto para conquistar sua primeira medalha em etapas internacionais.

BRASIL NO CIRCUITO MUNDIAL 2015:

Open de Praga

Ágatha/Bárbara Seixas - ouro

Duda/Elize Maia - bronze

Grand Slam de Moscou

Larissa/Talita - ouro

Evandro/Pedro Solberg - prata

Major Series de Porec

Larissa/Talita - ouro

Major Series de Stavanger

Evandro/Pedro Solberg - ouro

Juliana/Maria Elisa - ouro

Ágatha/Bárbara Seixas - prata

Grand Slam de São Petersburgo

Ágatha/Bárbara Seixas - ouro

Juliana/Maria Elisa - prata

Fernanda Berti/Taiana - bronze

Campeonato Mundial da Holanda

Ágatha/Bárbara Seixas - ouro

Alison/Bruno Schmidt - ouro

Fernanda Berti/Taiana - prata

Juliana/Maria Elisa - bronze

Evandro/Pedro Solberg - bronze

Major Series de Gstaad

Larissa/Talita - ouro

Alison/Bruno Schmidt - ouro

Fernanda Berti/Taiana - prata

Grand Slam de Yokohama

Alison/Bruno Schmidt - ouro

Ágatha/Bárbara Seixas - prata

Grand Slam de Long Beach

Alison/Bruno Schmidt - ouro

Larissa/Talita - ouro

Grand Slam de Olsztyn

Alison/Bruno Schmidt - ouro

Larissa/Talita - ouro

Rio Open

Larissa/Talita - ouro

Ágatha/Bárbara - prata

Guto/Saymon - bronze

Texto: Site da CBV.

Tags:

Posts Recentes

Siga

  • Google+ Long Shadow
  • YouTube Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • Pinterest Long Shadow

Procurar por Tags

bottom of page