top of page

Valquíria e Juma são chamadas por Zé Roberto para pré-lista da Seleção Brasileira


Central e levantadora do Vôlei Bauru figuram na relação das jogadoras que poderão disputar Grand Prix este ano pelo Brasil.

A central Valquiria e a levantadora Juma tiveram seus nomes confirmados na pré-lista de 24 jogadoras que poderão disputar o Grand Prix este ano pela seleção brasileira de vôlei. O anúncio foi feito nesta terça pelo técnico da seleção brasileira feminina, José Roberto Guimarães, que também convocou as atletas para o Torneio de Montreux, que será disputado na Suíça entre os dias 6 e 11 de junho.

Das 24 jogadoras relacionadas, apenas 16 estarão na lista final que participará do Grand Prix 2017. Mas, apesar de ainda não estarem garantidas na disputa da competição, somente o fato de terem sido lembradas pelo técnico José Roberto Guimarães é motivo de alegria para as atletas do Vôlei Bauru. “Tô muito feliz com a pré-convocação. Vai ser muito importante para a minha carreira”, destaca Juma, que a exemplo de Valquiria seria sua primeira participação em um Grand Prix.

“É uma alegria imensa e um desafio sem igual de tão grande, um sonho, muita responsabilidade e muita alegria. Estou feliz e consciente que é só o começo de muita coisa pra aprender e desenvolver. Espero poder dar meu melhor todos os dias para que, se essa lista confirme meu nome para o Gran Prix, eu esteja pronta”, ressalta Valquiria.

De acordo com a assessoria de imprensa da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), ainda não há data definida para que as atletas da pré-lista para o Grand Prix se apresentem para iniciar os treinamentos.

O Grand Prix

O Grand Prix será realizado entre os dias 7 de julho a 6 de agosto com 32 equipes divididas em três grupos que são espécies de divisões, dois contendo 12 seleções e um terceiro com 8. O Brasil, atual campeão do torneio e maior vencedor da competição com 11 títulos, está no Grupo 1 juntamente com as campeãs olímpicas China, Estados Unidos, Sérvia, Rússia, Japão, Itália, Turquia, Holanda, Tailândia, Bélgica e a recém-promovida seleção da Republica Dominicana, que tem o treinador Marcos Kwiek, também técnico do Vôlei Bauru.

Em três semanas as equipes se enfrentam entre si em diferentes cidade-sedes e as cinco melhores colocadas se classificam para a fase final a ser disputada em Nanquim, na China. As anfitriãs da fase final já têm vaga garantida nessa fase formando um Final-Six entre as seleções e a que obtiver mais pontos nessa fase será a campeã.

Atuais campeãs do torneio, as brasileiras terão pela frente a Sérvia e os Estados Unidos já na primeira fase do Grand Prix 2017. Na primeira semana de competições, que será realizada entre os dias 7 e 9 de julho com sede na Turquia, o Brasil terá pela frente a Bélgica, Turquia e a Sérvia.

Já na segunda semana, nos dias 14, 15 e 16, a Seleção Brasileira viajará para o Japão para enfrentar Tailândia, Japão e novamente a Sérvia. Fechando a primeira fase, a equipe verde e amarela sediará a disputa dos dias 21, 22 e 23, recebendo Bélgica, Holanda e Estados.

As finais do grupo 1 acontecerão do dia 2 ao dia 6 de agosto na China. República Tcheca, Alemanha e Polônia se disponibilizaram para receber as decisões do grupo 2, enquanto a Austrália deseja receber o torneio final do grupo 3. Desta forma, os grupos ficaram assim definidos:

Grupo 1: Bélgica, Brasil, Turquia, Sérvia, Estados Unidos, Rússia, Itália, China, Holanda, República Dominicana, Japão e Tailândia

Grupo 2: Alemanha, Bulgária, Coreia do Sul, Cazaquistão, Polônia, Canadá, Argentina, Croácia, Porto Rico, República Tcheca, Peru e Quênia

Grupo 3: Austrália, Trindade e Tobago, México, Hungria, Colômbia, Argélia, Camarões e Azerbaijão

Amistosos e calendário

Os primeiros desafios da seleção brasileira feminina em 2017 serão dois amistosos diante de um adversário cada vez mais presente no noticiário do voleibol bauruense: a República Dominicana, seleção que é comandada pelo técnico Marcos Kwiek, também treinador do Vôlei Bauru, e que também conta com duas atletas que atuaram no time bauruense na temporada passada: a líbero Brenda Castillo e a ponteira Priscila Rivera.

Os jogos contra as dominicanas serão nos 30 de maio, em Manaus, e 1º de junho, em Belém. Também estão marcados dois jogos diante da Polônia, nos dias 27 e 29 de julho, que serão disputados após o Torneio de Montreux e servirão de preparação ao Grand Prix. O primeiro deles será no Mineirinho, em Belo Horizonte, e o segundo no Ibirapuera, em São Paulo.

Após o Grand Prix, a temporada da seleção brasileira feminina ainda terá pela frente as disputas do Campeonato Sul-Americano e da Copa dos Campeões, competições para as quais o técnico José Roberto Guimarães ainda fará novas convocações.

Marcelo Ferrazoli

Assessoria de Imprensa

Posts Recentes

Siga

  • Google+ Long Shadow
  • YouTube Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • Pinterest Long Shadow

Procurar por Tags

bottom of page