Vôlei Bauru é superado pelo Minas na Superliga
Equipe bauruense foi derrotada por 3 sets a 1 pelo forte time mineiro, um dos favoritos ao título da competição.
O Vôlei Bauru foi superado pelo Minas por 3 sets a 1 (parciais de 25/20, 18/25, 20/25 e 17/25)), nesta terça-feira à noite, no Ginásio Panela de Pressão, em duelo válido pela quinta rodada da Superliga 2017/2018. Com o resultado, a equipe bauruense está com 7 pontos na classificação, obtidos após três derrotas e duas vitórias.
O próximo compromisso da equipe bauruense na competição será o líder Praia Clube, nesta sexta-feira, 10, às 19h30, em Uberlândia. Depois, dando sequência aos confrontos diante dos principais favoritos ao título iniciada diante do Minas, o Vôlei Bauru encara o Vôlei Nestlé/Osasco, dia 14, às 19h30, em Bauru, o Rio de Janeiro, dia 17, às 21h45, no Rio, e o Barueri, dia 25, às 15h, em Bauru.
O jogo
No primeiro set, em que o Vôlei Bauru iniciou com Juma, Palacio, Paula Pequeno, Helô, Andressa Picussa, Valquiria e Shara Venegas, o time bauruense começa abrindo 3 a 0, mas o Minas logo se recupera e empata em 4 a 4. O Vôlei Bauru segue consistente, especialmente no bloqueio, e volta a comandar o placar com 8 a 4, com o Minas parando o duelo. No retorno, o Minas reage e vira o placar em 9 a 8 após erros sucessivos do time bauruense e o técnico do Vôlei Bauru, Fernando Bonatto, para o jogo. No reinício, o Vôlei Bauru abre três pontos no 13 a 10 com bloqueio de Valquiria e consegue sustentar a vantagem até fechar a parcial em 25 a 20 em 27 minutos.
No segundo set, o Minas começa abrindo vantagem de quatro pontos no 9 a 5 e Bonatto para o jogo. No reinício o Vôlei Bauru reage e diminui para apenas um ponto chegando no 9 a 8, mas o Minas se recupera e, aproveitando erros bauruenses, volta a ampliar a vantagem e chega aos 15 a 10. A vantagem permanece em cinco pontos até o 20/15 para o Minas, quando o Vôlei Bauru diminui para três pontos no 20 a 17 e o Minas para o jogo. No reinício o time mineiro mantém o ritmo, volta a abrir cinco pontos no 23 a 18 e fecha a parcial em 25 a 18 em 27 minutos.
No terceiro set, o Vôlei Bauru começa à frente e abre 10 a 3 aproveitando, principalmente, a recepção quebrada do time mineiro com bom saque e melhor aproveitamento no bloqueio. Mas o Minas passa a arriscar mais no saque, complicando a recepção bauruense, e diminuindo a vantagem para quatro pontos no 11 a 7. O Vôlei Bauru sustenta os quatro pontos até o 16/12, quando o Minas, em boa passagem no saque de Karol Tormena e com série sucessivos de bloqueios, empata em 16/16. O time mineiro volta a arriscar no saque e desestabiliza a recepção do time bauruense, que passa a errar mais no ataque e permite ao Minas virar o duelo e abrir vantagem de cinco pontos no 23/18. O Vôlei Bauru consegue dois pontos consecutivos, chegando aos 20 pontos, e o time mineiro para o jogo. No reinício o Minas chega ao set point e fecha a parcial em 25 a 20 em 27 minutos.
No quarto set, o Vôlei Bauru novamente começa melhor e abre 10 a 4, com o time mineiro parando o jogo. No reinício o Minas reage e reduz a vantagem bauruense para quatro pontos no 11/7 e Fernando Bonatto para o duelo. Com dificuldades na recepção provocadas pelo bom saque adversário, o time bauruense vê o Minas encostar no 11/10, empatar no 12/12 e virar para 13/12, obrigando Bonatto a pedir tempo novamente. Mas o Minas amplia a vantagem para sete pontos com 19/12 aproveitando, principalmente, os vários erros de ataque e recepção bauruenses. Com a larga vantagem no placar, o time mineiro joga tranquilo para fechar a parcial em 25 a 17 em 27 minutos e o jogo em 3 sets a 1.
As maiores pontuadoras do Vôlei Bauru no confronto diante do Minas foram as ponteiras Palacio, com 13, e Paula Pequeno, com 10, a oposta Helô, com 9, a central Andressa, com 7, a levantadora Juma, com 6, e a central Valquiria, com 4. O Troféu Viva Vôlei ficou com a oposta Rosamaria, do Minas, que marcou 20 pontos na partida.
Para o técnico Fernando Bonatto, o fator determinante para a derrota do time bauruense contra as mineiras foi a grande quantidade de erros. “Não podemos errar tanto assim. Conseguimos assumir o controle do jogo em alguns momentos e depois começaram sucessão de erros. Em um jogo desse nível não se pode errar tanto assim. Conseguimos abrir vantagens consideráveis em alguns momentos, mas não conseguimos manter nossa rodada de bola, e aí pagamos o preço. E dentro da competição não se pode aprender essas coisas, não dá tempo de aprender. Tem de trabalhar e somar pontos na Superliga e é um jogo que pode fazer falta para a gente lá na frente. Precisamos ter a consciência de que não podemos deixar crescer o número de erros nesse nível e não podemos deixar de ser agressivos durante o jogo. Temos de ser agressivos o tempo todo, não adianta.”
Homenagens a Duda Trevizani
O professor e empresário Duda Trevizani, falecido no último dia 15 de outubro vítima de infarto, foi homenageado antes do jogo entre Vôlei Bauru x Minas. Personagem que ajudou a construir a história da equipe bauruense e um dos maiores incentivadores do voleibol na cidade, Trevizani foi lembrado com o descerramento de uma placa que ficará exposta permanentemente no Ginásio Panela de Pressão. Além disso, familiares de Trevizani também foram presenteados pela diretoria do Vôlei Bauru.
Marcelo Ferrazoli
Assessoria de Imprensa