Pela primeira vez, Rio Open realiza clínica inclusiva de tênis para pessoas com deficiência
Iniciativa faz parte do programa social do maior torneio de tênis da América do Sul que será realizado de 19 a 25 de fevereiro, no Jockey Club Carioca.
O Rio Open vai ampliar as ações sociais em 2018. Além da tradicional realização do torneio Winners, da longa parceria com cinco projetos de fomento ao esporte junto à crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e da recém-criação do Núcleo Esportivo Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul vai realizar, pela primeira vez, uma clínica da modalidade para pessoas com deficiência. Serão 19 alunos, sendo nove cadeirantes, seis pessoas com Síndrome de Down e outros quatro com diferentes deficiências intelectuais leves, de duas instituições: Escola de Tênis Cadeiras na Quadra e do Núcleo Avançado de Esportes, Cultura e Lazer (NAVES), ambas de Niterói. A atividade será realizada durante o Rio Open apresentado pela Claro, que acontece de 19 a 25 de fevereiro, no Jockey Club, na Lagoa, zona sul do Rio de Janeiro.
“O objetivo é que essa clínica seja algo lúdico, que desperte a paixão pelo esporte e incentive os participantes a continuarem praticando tênis e desenvolvendo as habilidades motoras. Acreditamos muito no poder transformador do esporte”, disse Luiz Carvalho, diretor do torneio.
A atividade será realizada a partir das 14h30 do dia 21/02, quarta-feira, e deverá durar duas horas. A clínica será ministrada por Cláudia Chabalgoity, dona de nove títulos do circuito da ITF, e Sérgio Castro, professor de Educação Física Adaptada da Universidade Estácio de Sá. Sérgio tem uma longa trajetória no esporte adaptado. Além de ser presidente da Federação de Basquetebol para Cadeirantes do Rio de Janeiro e árbitro internacional da modalidade, já organizou diversos torneios internacionais de tênis para cadeirantes. Como forma de reconhecimento pelo seu trabalho, foi indicado para conduzir as tochas olímpica e paraolímpica Rio 2016.
Já Cláudia Chabalgoity, além de ser uma das tenistas brasileiras de maior sucesso no circuito mundial, iniciou, em 1997, um trabalho pioneiro no país com o tênis em cadeira de rodas, criando o Programa de Desenvolvimento do Tênis em Cadeira de Rodas. Claudia foi ainda a responsável pela realização do 1º Mundial de Tênis em Cadeira de Rodas na América Latina, em Brasília, em 2006. Atualmente, está à frente do 'Projeto Tô No Jogo', que oferece atendimento para pessoas com deficiência intelectual, incluindo Transtorno de Espectro Autista –TEA e Síndrome de Down, extensivo aos pais e pessoas do seu círculo afetivo.
“É de grande importância o maior torneio da América do Sul, um dos maiores do mundo, abrir espaço, além do social, das crianças, para os deficientes físicos e intelectuais. Isso dá visibilidade e mostra a grandeza do torneio. É uma honra participar dessa ação e espero que todos se divirtam”, disse Claudia Chabalgoity, coordenadora das Clínicas Inclusivas do Rio Open.
Projetos parceiros do Rio Open na Clínica Inclusiva
Escola de Tênis Cadeiras na Quadra
Fundado em 2009, o projeto conta com quatro núcleos espalhados pela cidade de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. O objetivo principal do projeto é desenvolver a prática do tênis em cadeira de rodas, mas também ajudar durante o processo de reabilitação, atuando como fator de integração social; e criar oportunidades para os atletas praticarem um esporte, tanto no nível recreativo quanto no mais alto patamar competitivo. O público-alvo são pessoas de 06 a 18 anos, portadores de alguma incapacidade física nos membros inferiores que não os permita praticar o tênis convencional.
Núcleo Avançado de Esportes, Cultura e Lazer (NAVES)
O Núcleo Avançado de Esporte, Cultura e Lazer (NAVES) é uma instituição filiada ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e à Confederação Brasileira de Desportos para Deficiente Intelectual (ABDEM/CBDI) que tem como objetivo de gerar inclusão social através da prática esportiva, tanto de maneira recreativa quanto competitiva. O principal esporte desenvolvido pela NAVES é a natação, praticada na ANDEF (Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos) e na piscina do estádio Caio Martins. A equipe participa de todas os eventos organizados pelo CPB e pela ABDEM/CBDI, tendo inclusive conquistado a primeira medalha em um Mundial no ano passado.
SOBRE O RIO OPEN
O Rio Open 2018 conta com patrocínio máster da Claro, patrocínio do Itaú, Peugeot, Apex Brasil, Mubadala, Emirates e Samsung. Também com as empresas Rolex, Tokio Marine Seguradora, IRB Brasil RE, Shell e ainda com Stella Artois, Microsoft, Eurofarma ,
Deloitte, Estácio, Localiza ,Australian Gold, Alta, Pirelli, Focus, Shopping Leblon, Itambé e Sextante. A Fila será a responsável pelo material esportivo e a Head, fornecedora da bola oficial do evento. A Breton irá fornecer móveis para o Corcovado Club e para o Breton Players Lounge. Lídio Carraro - a vinícola boutique brasileira-, oferecerá o espumante e vinho oficiais do Rio Open. Conta ainda com parceria da Granado, Bonafont, Gatorade, Antonio Bernardo, Café Orfeu, Jockey Club Brasileiro, IMG Academy, Prefeitura do Rio e Riotur.
O Sportv é a emissora oficial do Rio Open e transmite em HD todos jogos da quadra central para o Brasil e mais de 120 países através da ATP Media.
O evento é incentivado pelo Ministério do Esporte - Governo Federal Brasil, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e também pela Lei Estadual de ICMS do Governo do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude.
SOBRE A IMM
Criada em 2011 e adquirida pela empresa de investimento e desenvolvimento Mubadala Investment Company PJSC (¨Mubadala¨) em 2015, a IMM é uma empresa brasileira que atua nas áreas de Entretenimento, Esporte e Venda de Ingressos.
No entretenimento, a IMM é proprietária do Taste of São Paulo, versão brasileira do melhor festival de restaurantes do mundo. A empresa tem ainda uma sociedade com a Rock World S.A, detentora da marca Rock in Rio, e uma joint venture com o Cirque Du Soleil para promover suas turnês no Brasil.
Recentemente, a área de family entertainment foi criada para desenvolver projetos com foco em grandes musicais da Broadway e family shows. O primeiro espetáculo foi o musical “My Fair Lady”, lançado em agosto de 2016. Em 2017, a IMM realizou o musical “Cantando na Chuva”. No segmento de Live Music, uma parceria com a Som Livre e Rede Globo viabilizou a realização do Festeja Brasil e, em 2018, a magia do natal chegará ao Rio de Janeiro com o parque temático, Uma Aventura de Natal.
Em Esporte, a empresa conta com o Rio Open, maior torneio de tênis da América do Sul em um joint venture com IMG; o consagrado torneio de vôlei de praia Rei e Rainha da Praia; e UFC, um ícone global de esportes de luta. Com ampla expertise nesta área, já produziu os jogos da pré-temporada da NBA, Volvo Ocean Race e uma plataforma de eventos de golfe com chancela do PGA. O portfolio também inclui o Go Cup, o maior campeonato de futebol infantil da América Latina.
Em digital, a empresa atua com sua plataforma de ticketing TUDUS, que é responsável pela venda de ingressos online e off-line para os eventos da empresa e de terceiros. A área conta com projetos importantes, como venda de ingressos para Cirque du Soleil, UFC, NBA, Rio Open e mais de 35 teatros no eixo Rio e São Paulo.
Mais informações: www.rioopen.com www.facebook.com/rioopenoficial www.twitter.com/RioOpenOficial www.instagram.com/rioopenoficial ASSESSORIA DE IMPRENSA DO RIO OPEN Camila Coimbra , Diana Gabanyi