Bruna Honório: destaque dentro e fora das quadras
Bruna Honório é oposta, natural de Agudos, interior de São Paulo. A atleta de 28 anos e 1,80 m defendeu o Pinheiros na última temporada, onde obteve ainda mais destaque na sua carreira, terminando a competição como a terceira maior pontuadora (segunda maior da fase regular), com 412 pontos, e o melhor saque da Superliga. Além da sua excelente atuação dentro das quadras, a atleta esbanja simpatia e é muito querida pelos fãs em todo o Brasil.
A oposta também tem passagens pelo Vôlei Bauru, Rio de Janeiro (atual Sesc –RJ) e São Bernardo, entre outras equipes, além de ter atuado pela seleção universitária e ser atleta militar. Pela equipe de Bernardinho, Bruna foi tricampeã da Superliga (2012/13, 2013/14 e 2014/15), conquistou o Sul-americano de Clubes (2014), em que foi eleita o melhor bloqueio da competição, e foi vice-campeã de clubes em 2012. Na seleção militar, a jogadora foi campeã mundial militar e dos jogos mundiais militares, no qual foi eleita a melhor jogadora da competição.
Bruna Honório, por todas essas conquistas e pela excelente atuação na temporada 2017/2018, foi contratada pelo Camponesa/Minas, junto com a selecionável Natália Zílio. A equipe venceu o último campeonato sul-americano de clubes e irá representar o Brasil no próximo Mundial.
A oposta conversou com o Esporte Total, e falou a respeito do seu desempenho nessa temporada, que culminou na contratação pelo seu novo clube, e da importância da seleção militar. Além disso, o blog perguntou a respeito da seleção brasileira, a qual Bruna vem merecendo uma convocação, e sobre o carinho dos fãs. O Esporte Total agradece o carinho e deseja muito sucesso a você, Bruna Honório!
Esporte Total: Bruna, você foi a segunda maior pontuadora da fase regular (3º maior da competição) e a melhor sacadora da Superliga. Como você avalia a sua temporada e quais foram os principais fatores da sua evolução?
Bruna Honório: Nesses últimos anos, fui mais efetiva e peguei um pouco mais de confiança. Quando você se sente confiante e que as pessoas ao seu redor confiam em você, tudo flui. Daí entra também o ótimo trabalho com o Paulinho, tanto na preparação física como na prevenção, com o Juju e fisioterapia, tudo isso andando sempre junto.
Esporte Total: O que te motivou a aceitar a proposta do Camponesa/ Minas, e qual a sua expectativa em relação ao clube, que irá disputar o Mundial de Clubes esse ano?
Bruna Honório: O Minas é um clube de tradição, sempre monta grandes equipes que estão na elite, e acho que esse é o melhor momento para eu estar a frente de uma equipe como essa, aproveitando o meu ótimo momento na carreira. Como todos os outros anos, tiveram grandes contratações para a próxima temporada. Será ótimo jogar com a Macris, uma das melhores levantadores da Superliga; com a Mara, a qual joguei no Rexona; e com a Carol Gattaz, que é muito experiente. Tudo isso me influenciou muito para aceitar a proposta do Minas. Quero crescer ainda mais, e tenho certeza que com todo esse conjunto será ótimo trabalhar na equipe.
Esporte Total: Além da sua atuação no clube, você também atua na seleção militar. Qual a importância desse programa para você, sendo o Brasil hoje a seleção a ser batida nos mundiais militares de vôlei?
Bruna Honório: A seleção militar vale muito para mim, pois o Exército me deu um grande auxilio para competir campeonatos de alto nível, como o Mundial Militar e as Olimpíadas Militares. O nível é superforte e isso agrega muito para todas as jogadoras que já atuaram na seleção militar.
Esporte Total: Pela sua excelente temporada no Pinheiros, você ficou frustrada por não ter sido convocada pela seleção brasileira?
Bruna Honório: Já venho há alguns anos mostrando meu valor, despontando nas estatísticas, e o ponto alto de tudo é a seleção, o reconhecimento pelo trabalho exercido no voleibol. Mas hoje já não me abalo por não ser convocada, porque o meu intuito é estar bem, evoluir e ajudar o meu clube. Sempre digo que deixo nas mãos de Deus, se for para ser, quem sabe um dia. Se não for, paciência.
Esporte Total: Quais são suas atividades favoritas nos momentos de lazer, fora das quadras?
Bruna Honório: Sou do interior de São Paulo, de Bauru, e lá não tem muita coisa para fazer. Quando posso, gosto de encontrar com os meus amigos e a família para jantar, basicamente esse tipo de coisa.
Esporte Total: Qual o recado que você dá para as pessoas que acompanham o seu trabalho?
Bruna Honório: Essas últimas temporadas, tive uma grande exposição e, com isso, muito carinho de diversas pessoas e fãs. Eu agradeço muito todo esse carinho. Mas eu gostaria de pedir que as pessoas entendam a todos nós, atletas. Nesse momento, estou bem fisicamente e tecnicamente, mas em algum momento que nós atletas não estivermos mais, por qualquer motivo, não critique. A vida de atleta não é fácil, pois o nosso corpo e a nossa mente se desgastam como qualquer pessoa normal, visto que somos exigidas ao nosso máximo. Somos seres humanos e merecemos respeito. E agradeço muito a torcida e o carinho de tanta gente.
Vanessa Huback