NÃO À MP 841 - Minas TC se manifesta contra o corte de recursos das loterias federais para o esporte
O Minas Tênis Clube se une aos órgãos de organização e gestão do esporte nacional, aos atletas e demais profissionais do esporte contra a Medida Próvisória 841, editada pela Presidência da República, nessa segunda-feira, que prevê a criação do Sistema Único de Segurança Pública/Susp e transfere parte dos recursos das loterias esportivas para a segurança pública.
É indiscutível a importância da segurança pública para a população brasileira, principalmente neste momento de crise de valores, em que a violência generalizada se alastra por todo o país. Mas, realocar recursos financeiros do esporte para a segurança pública não é a solução. Pelo contrário, é ineficaz, além de injusto, uma vez que o esporte é, comprovadamente, um aliado indispensável no combate à violência.
A relevante contribuição do esporte, seja de inclusão, de formação ou de alto rendimento, para o desenvolvimento de milhares de crianças e adolescentes brasileiros é inegável. O esporte tira os jovens da rua, afasta-os das drogas, dá a eles perspectiva de vida, oportunidades de ascensão social.
O esporte é ferramenta indispensável para a valorização da cidadania, a promoção da saúde e o estímulo à educação. Esses são direitos da população, e é dever do Estado provê-los.
Sergio Bruno Zech Coelho
Presidente do Conselho Deliberativo
Ricardo Vieira Santiago
Presidente
Carlos Henrique Martins Teixeira
Vice-presidente
Minas Tênis Clube
Assessoria de Comunicação