Vôlei de praia: Carol Solberg e Maria Elisa disputam World Tour Finals, em Hamburgo (ALE)
Torneio reúne apenas as 10 melhores duplas do ano no Circuito Mundial em cada naipe.
A cidade de Hamburgo, na Alemanha, será o palco do torneio World Tour Finals, que reúne somente as dez melhores duplas do mundo em cada naipe, respeitando o limite de duas duplas por país. A elite do voleibol de praia mundial entrará em quadra a partir desta quarta-feira.
Além de Carol Solberg e Maria Elisa, Sude e Laboureur (ALE), Bansley e Wilkerson (CAN), Keizer e Meppelink (HOL), Hugher e Summer (EUA), formam o grupo A. No grupo B estão: Hermannova e Slukova (TCH), Ágatha e Duda (BRA), Humana-Paredes e Pavan (CAN), Artacho Del Solar e Clancy (AUS) e Schneider e Bieneck (ALE).
Carol e Maria estreiam nesta quarta-feira, às 9h (horário de Brasília), contra a dupla americana Hugher e Summer. Para Maria, figurar entre as dez melhores duplas do mundo no primeiro ano de parceria é recompensador.
“O Mundial é um circuito muito longo, que nos exige muito fisicamente e psicologicamente, então estar entre as dez melhores, e entre as duas melhores duplas do Brasil, no nosso primeiro ano juntas, é muito gratificante. Significa que estamos no caminho certo, mas sabemos o quanto ainda podemos crescer como time. E estamos, a cada dia, em busca dessa evolução”, disse a defensora que reconhece não apenas o alto nível do Circuito Mundial, como também a grande disputa interna entre as duplas brasileiras.
“Temos uma disputa muito acirrada entre as duplas brasileiras, além do resto do mundo. Nos conhecemos muito bem e estamos sempre nos enfrentando. São jogos difíceis e a tendência é ficar cada vez mais equilibrado. Mas chegamos embaladas para esse Finals e com muita vontade de estar entre as primeiras. A arena está incrível, é um torneio grandioso e a gente espera poder oferecer um grande evento para o público”, finalizou Maria.
Ao longo do ano, Carol Solberg e Maria Elisa conquistaram três pratas: Holanda, EUA e Portugal. Com isso, a dupla figura em terceiro lugar no ranking geral, com 5.120 pontos somados. O Finals Four foi criado pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB) em 2015 e além de reunir somente os melhores times do ranking, também oferece a maior premiação entre todos os torneios.
A competição terá um formato diferente nesta temporada, com dois grupos de cinco times em cada naipe. As equipes jogam entre si dentro das chaves A e B, com os primeiros colocados avançando direto às semifinais. Os segundos e terceiros disputam quartas de final. A decisão de bronze e ouro do naipe feminino acontece no domingo (19.08).
Lívia Mendonça
Assessoria de Imprensa