Desafio Mano a Mano se reinventa com provas na água e reúne estrelas da canoagem e paracanoagem nest
- Medalhista olímpico Isaquias Queiroz enfrenta seu maior rival, o alemão Sebastian Brendel no domingo, 23, a partir das 9h30.
- Sábado (22) acontecem as disputas, por países, nos formatos Medieval e Revezamento misto.
- Atletas realizam treino aberto para a imprensa nesta sexta, dia 21, a partir das 9h. Evento acontece no Estádio de Lagoa, no Rio de Janeiro, e conta com entrada gratuita.
- O credenciamento é obrigatório para todas as agendas. Insira os dados no link https://goo.gl/GJBicV.
O Desafio Mano a Mano, que reúne estrelas do esporte mundial em duelos emocionantes, chega às águas da Lagoa Rodrigo de Freitas no próximo fim de semana, dias 22 e 23 de setembro. Após o sucesso da participação de Usain Bolt e Justin Gatlin, a 6ª edição do evento terá disputas de canoagem de velocidade. Além do confronto homem a homem do medalhista da Rio 2016, Isaquias Queiroz, com o alemão Sebastian Brendel, o público poderá acompanhar outras emocionantes competições individuais no feminino e masculino (K1) e na paracanoagem.
Queiroz e Brendel caem na água neste domingo, dia 23, a partir das 9h30 na modalidade C1 - 500m. O Desafio Mano a Mano acontece no Estádio de Remo da Lagoa e conta com entrada gratuita.
"Estou muito feliz por participar da prova. Será minha volta ao Brasil após as Olimpíadas de 2016. É muito bom para o esporte, é muito importante ter competições como essa. Queremos que a canoagem cresça e inspire novas gerações de atletas, e eventos interessantes são importante parta isso", declara Sebastian Brendel.
Sábado (23) a programação terá início às 10h com o revezamento misto, inédito, por países, misturando atletas olímpicos e da paracanoagem. Seguindo o formato das provas de natação, cada atleta larga de um lado da raia que tem 200m. Participam atletas do Brasil, Polônia, Time Américas e Alemanha. O Desafio Mano a Mano ainda trará uma prova medieval, também de 200m, inspirada no estilo de duelos antigos, onde os atletas saem de cantos opostos em busca da linha de chegada localizada no centro da raia.
Sábado -22/09 - Mais sobre o Revezamento Misto e o Desafio Medieval
No revezamento misto, cada equipe contará com um atleta de diferentes categorias: masculino, K1 masculino, K1 feminino, além de um competidor de paracanoagem. O Time Brasil abre a competição às 11h enfrentando a Polônia. A equipe verde e amarela será representada pela estrela do esporte Isaquias Queiroz (C1), ganhador de três medalhas olímpicas (Rio 2016), pelo paratleta Igor Alex Tofalini, Pedro Henrique “Pepê” (K1) e Ana Paula Vergutz (K1). O Time Polônia será formado por Anna Pulawska (K1), Norbert Kuczynski (K1) , Jacub Tokarz (KL1 paracanoagem) e Wictor Glazunow (C1).
"Acho ótima a ideia de juntarem atletas de diferentes categorias em um lugar tão especial. Eu nunca estive no Rio. Estou muito animada e mal posso esperar. Creio que esse será um dos grandes eventos da minha vida”, declara a polonesa Anna Pulawska.
A segunda eliminatória do dia será com o Time América, uma mistura de atletas de diferentes regiões do continente. A equipe conta com o equatoriano Cesar de Cesare (K1) o brasileiro da paracanoagem Fernando Rufino, conhecido como “cowboy”, o colombiano Sergio Davi Diaz (C1) e Stefanie Vinces (K1). Eles enfrentarão o forte time formado por Sebastian Brendel (C1) e Nina Krankemann (K1). O brasileiro Luiz Carlos Cardoso (paracanoagem) e o argentino Ruben Rezola completam a equipe. O país campeão será decidido na sequência e o dia termina com as disputas medievais.
Domingo - 23/09 - Desafios Mano a Mano - Isaquias Queiroz X Sebastian Brendel
No domingo, dia 23, o encontro dos grandes nomes da modalidade Isaquias Queiroz e Sebastian Brendel é o ponto alto da programação. O brasileiro é detentor de três medalhas olímpicas e dez títulos mundiais. Já o alemão conquistou 18 medalhas em torneios mundiais, três em Jogos Olímpicos, e é considerado um dos maiores ídolos da história da canoagem. A manhã ainda recebe os desafios individuais do feminino, duplas e paracanoagem. As competições terão início às 10h30.
O Desafio Mano a Mano é organizado pela X3M e Dream Factory. O evento é apresentado pela TIM, com patrocínio do BNDES e viabilizado pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude. O evento será exibido pelo Sportv 2 no sábado, e terá transmissão ao vivo no Esporte Espetacular, da TV Globo, no domingo.
O credenciamento é obrigatório para todas as agendas. Insira os dados no link https://goo.gl/GJBicV até está quinta-feira (20), 12h.
RESPOSTA CREDENCIAMENTO: Após análise das solicitações os pedidos serão confirmados por e-mail, no dia 20, quinta-feira, até às 17h. A entrega de credenciais será no dia do evento. Por questão de estrutura, só serão aceitos pedidos de uma equipe por dia.
Programação Desafio Mano a Mano Canoagem
Sábado - 22/09
10h – Abertura do evento / Treino e aquecimento
11h - Inicio das competições
Revezamento 200m (Paracanoagem, K1 fem, K1 mas e C1)
Bateria 1 - BRASIL x POLÔNIA
BRA - IGOR ALEX TOFALINI / ANA PAULA VERGUTZ / PEDRO HENRIQUE / ISAQUIAS QUEIROZ
POL - JAKUB TOKARZ / ANNA PUŁAWSKA / NORBERT KUCZYŃSKI / WICTOR GŁAZUNOW
Bateria 2 - AMERICA x ALEMANHA
AME - FERNANDO RUFINO / STEFANIE PERDOMO VINCES / CESAR DE CESARE / SERGIO DAVID DIAZ
ALE - LUIZ CARLOS CARDOSO / NINA KRANKEMANN / RUBÉN RÉZOLA / SEBASTIAN BRENDEL
FINAL - Revezamento 200m
Vencedor Bateria 1 x Vencedor Bateria 2
Provas Medievais:
K1W 200m - STEFANIE PERDOMO VINCES (ECU) x ANNA PUŁAWSKA (POL)
K1W 200m - NINA KRANKEMAN (ALE) x ANA PAULA VERGUTZ (BRA)
K1M 200m - CESAR DE CESARE (ECU) x RUBÉN RÉZOLA (ARG)
K1M 200m - NORBERT KUCZYŃSKI (POL) x PEDRO HENRIQUE (BRA)
K1Paracanoagem 200m - IGOR ALEX TOFALINI (BRA) x JAKUB TOKARZ (POL)
K1Paracanoagem 200m - LUIZ CARLOS CARDOSO (BRA) x FERNANDO RUFINO (BRA)
C1M 200m - SEBASTIAN BRENDEL (ALE) x MARCIN JAN GRZYBOWSKI (POL)
C1M 200m - ISAQUIAS QUEIROZ (BRA) x SERGIO DAVID DIAZ (COL)
Domingo - 23/09
09:30 – Abertura do evento
09:35 – Treino e aquecimento
10h30 - Início das competições
Disputas Mano a Mano:
C2M - 500M - Duplas
Raia 1 - AME - SERGIO DAVID DIAZ e DANIEL PACHECO CIPAGAUTA
Raia 2 - GER - SEBASTIAN BRENDEL e. STEFAN KIRAJ
Raia 3 - BRA - ISAQUIAS QUEIROZ e ERLON SOUZA
Raia 4 - POL - WICTOR GŁAZUNOW e MARCIN JAN GRZYBOWSKI
K1M - 500M - Individual Masculino
Raia 1 - POL - NORBERT KUCZYŃSKI
Raia 2 - ARG - RUBÉN RÉZOLA
Raia 3 - ECU - CESAR DE CESARE
Raia 4 - BRA - PEDRO HENRIQUE
K1W - 500M - Individual Feminino
Raia 1 - GER - NINA KRANKEMANN
Raia 2 - ECU - STEFANIE PERDOMO VINCES
Raia 3 - POL - ANNA PUŁAWSKA
Raia 4 - BRA - ANA PAULA VERGUTZ
Paracanoagem - 500M
Raia 1 - BRA - IGOR ALEX TOFALINI
Raia 2 - BRA - FERNANDO RUFINO
Raia 3 - BRA - LUIZ CARLOS CARDOSO
Raia 4 - POL - JAKUB TOKARZ
C1M - 500M - Desafio Mano a Mano - Isaquias Queiroz X Sebastian Brendel
Raia 1 - POL - WICTOR GŁAZUNOW
Raia 2 - GER - SEBASTIÁN BRENDEL
Raia 3 - BRA - ISAQUIAS QUEIROZ
Raia 4 - COL - DANIEL PACHECO CIPAGAUTA
Mais informações:
Media Guide Comunicação
Danielle Lima , Fernanda Villas , Valter França