Bruno Soares e Jamie Murray estreiam com vitória no ATP Finals
Brasileiro e britânico voltam a jogar na 3a. feira.
Neste domingo, Bruno Soares e Jamie Murray estrearam com vitória no ATP Finals, em Londres, na Arena 02. Abrindo a programação do primeiro dia de competições, o mineiro e o britânico derrotaram a dupla formada pelo sul-africano Raven Klaasen e o neozelandês Michael Venus por dois sets a um, com parciais de 7/6 4/6 10-5.
Bruno e Murray precisaram de uma virada no primeiro set após seus adversários conseguirem uma quebra logo no primeiro game. Klaasen e Venus chegaram a sacar para o set em 5/4, mas o mineiro e o britânico salvaram os três set points disponíveis na parcial, devolvendo a quebra e equilibrando a partida. O set seguiu igual e foi decidido no tie-break, onde um único mini-break foi necessário para a dupla do brasileiro, que abriu 6-5 e confirmou a vitória da parcial no ponto seguinte.
O segundo set teve início parecido, vendo Klaasen e Venus abrindo quebra no início, no segundo game. Soares e Murray chegaram a devolver a diferença logo em seguida, mas seus adversários voltaram a ficar na frente no mais tardar do set, fechando a parcial e igualando a partida em um set para cada lado. Com tudo empatado, a decisão foi para o match tie-break. Lá, Bruno e Jamie ditaram o ritmo do jogo, dominando do início ao fim e chegando a abrir 6-3 antes de decretar a vitória.
"Foi uma vitória suada, primeiro jogo aqui nunca é fácil. Foi a semana inteira treinando na expectativa. Não começamos tão bem e demoramos pra entrar na partida, mas fomos evoluindo à medida que o jogo foi passando e jogamos muito bem no match tie-break. Acho que isso que é o importante, que nós saímos de quadra com essa sensação de que jogamos super bem. Na fase de grupos tudo vale e tudo conta, e agora é descansar e se preparar para o jogo na terça-feira", declarou Soares, satisfeito com a estreia no Finals.
A vitória coloca a dupla na liderança provisória do Grupo Llodra/Santoro, que terá a primeira rodada finalizada no fim da tarde deste domingo. Agora, Bruno e Murray terão um dia de descanso e treinos antes de retornarem a quadra na terça-feira.
Soares e Murray estão disputando o ATP Finals pelo terceiro ano consecutivo. Semifinalistas na última edição, o time duas vezes campeão de Grand Slams busca superar seu melhor desempenho no último torneio do ano. Em 2018, a dupla foi campeã em três oportunidades, levantando os troféus no Masters 1000 de Cincinnati e nos ATPs 500 de Washington e Acapulco. Além dos três títulos no ano, Bruno e Murray também foram vice-campeões em Xangai, Queen's e Doha.
SOBRE BRUNO SOARES - Mineiro nascido em 27/02/1982, Bruno Soares é um dos principais nomes da história do Brasil. Ao ganhar o US Open nas duplas mistas, em 2012, se juntou ao seleto grupo de campeões de Grand Slam brasileiros, que inclui apenas Maria Esther Bueno, Gustavo Kuerten, Thomaz Koch e Marcelo Melo. Em 2014 repetiu a façanha conquistando o segundo título em Nova York.
Em janeiro de 2016, no Australian Open, conseguiu o feito inédito de vencer o 1o. Grand Slam de duplas, com Jamie Murray e de conquistar também o trofeu nas duplas mistas, com Elena Vesnina, se tornando o primeiro brasileiro desde Maria Esther Bueno, em 1960 a vencer dois títulos no mesmo torneio.
Em setembro de 2016, ganhou o segundo Grand Slam de duplas, no US Open, em NY, se tornando a primeira parceria (com Jamie Murray), a vencer dois Slams no mesmo ano, desde os Irmãos Bryan em 2013.
No total, nas duplas Bruno tem 29 títulos de duplas no circuito e 27 vice-campeonatos e chegou ao 2o. posto no ranking mundial de duplas em 2016. É o 9o. atualmente. Encerrou a temporada 2016 como a dupla número um do mundo e a 2017, como a número 3.
O tenista que tem a sua carreira gerenciada pela LinkinFirm, do ex-tenista profissional Marcio Torres, conta atualmente com os patrocínios da BMG, Angá Asset Management, Aliansce, Asics, Optimum Nutrition, Wilson, Sense
Diana Gabanyi
Assessoria de Imprensa