top of page

Maria Esther Bueno Cup reúne promessas do tênis brasileiro em SP e dá convite para o Rio Open


Torneio será disputado entre oito talentos do tênis nacional de 22 e 25 de novembro.

O Rio Open apresentado pela Claro lançará em 2018 a Maria Esther Bueno Cup, torneio em que oito jovens promissores do tênis brasileiro disputam em São Paulo um convite para o maior torneio de tênis da América do Sul, no Rio de Janeiro. O evento acontecerá de 22 e 25 de novembro na Sociedade Harmonia de Tênis.

Nomeada em homenagem à maior tenista brasileira da história, campeã de 19 Grand Slams, a Maria Esther Bueno Cup é uma iniciativa do Rio Open para incentivar a nova geração do tênis nacional, dando a um deles a chance de disputar a chave principal de um ATP 500. O Rio Open acontece entre 16 e 24 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro, e já tem o número 7 do mundo, o austríaco Dominic Thiem, confirmado no seu line-up.

"O Rio Open chega à sexta edição consolidado como o principal torneio da América do Sul. Agora, queremos levar um pouco dessa experiência para outros estados, começando por São Paulo, uma vez que o público paulista sempre prestigiou o nosso evento. Vamos homenagear Maria Esther Bueno, estrela maior do tênis brasileiro, que prestigiou o Rio Open desde sua primeira edição", diz Márcia Casz, Diretora Geral do Torneio.

Os jogadores classificados para a Maria Esther Bueno Cup torneio são: Orlando Luz (20), Thiago Wild (18), Rafael Matos (22), João Lucas Reis (18), Felipe Meligeni Alves (20), Fernando Yamacita (21), Gilbert Klier (18) e Lucas Koelle (20).

Os critérios de seleção foram: jogadores brasileiros com até 23 anos completos em 31 de dezembro de 2018; as seis primeiras vagas foram definidas por melhor posição no ranking da ATP; a sétima, de Gilbert Klier, foi pelo ranking juvenil da ITF; a oitava é um convite da Sociedade Harmonia de Tênis, dado a Lucas Koelle.

"A oportunidade de jogar um ATP 500 é algo que pode mudar o patamar da trajetória de um jogador nessa faixa etária. Queremos dar essa incrível chance a um tenista brasileiro", disse Luiz Carvalho, Diretor do Torneio.

O formato da competição será de dois grupos com quatro jogadores cada jogando entre si, como no ATP Finals e ATP NextGen. Os dois campeões de cada grupo disputam a final. De quinta a sábado, serão realizados os jogos da fase de grupos e no domingo, a decisão. As partidas serão em melhor de três sets, com match tie-break (até 10 pontos) no terceiro set.

"Esta safra de tenistas brasileiros tem obtido resultados muito satisfatórios no juvenil e nos Futures. O Rio Open não poderia deixar de notar isso e de fazer parte de um momento da trajetória deles em que cada resultado importa muito", disse Ricardo Acioly, Diretor de Relações do Rio Open e Diretor do ICT (Instituto Carioca de Tênis).

A Maria Esther Bueno Cup também é uma maneira de homenagear a rainha do tênis brasileiro. A capital paulista é a cidade natal da campeã de 19 Slams, que faleceu em junho deste ano, e a Sociedade Harmonia é o clube que ela frequentou até seus últimos momentos.

O Rio Open faz parte do seleto grupo dos 13 ATP 500, e é um dos três torneios da categoria disputados no saibro. Em 2018, distribuiu R$ 6,7 milhões de premiação para os tenistas e contou com 48 mil espectadores. O Rio Open é uma promoção da IMM com realização do ICT.

Conheça os tenistas que disputarão a Maria Esther Bueno Cup:

Orlando Luz

Idade: 20

Local de nascimento: Carazinho/RS

Ranking da ATP: 385º

Melhor ranking: 384º

Títulos de Future: 4

Melhor ranking no juvenil: 1º

Resultado de destaque no juvenil: campeão de duplas em Wimbledon (2014) e de duplas dos Jogos Olímpicos da Juventude (2014)

Thiago Wild

Idade: 18

Local de nascimento: Marechal Cândido Rondon/PR

Ranking da ATP: 443º

Melhor ranking: 406º

Títulos de Future: 2

Melhor ranking no juvenil: 8º

Resultado de destaque no juvenil: campeão de simples do US Open (2018)

Rafael Matos

Idade: 22

Local de nascimento: Porto Alegre/RS

Ranking da ATP: 541º

Melhor ranking: 440º

Títulos de Future: 3

Melhor ranking no juvenil: 37º

Resultado de destaque no juvenil: vice-campeão de duplas do US Open (2014)

João Lucas Reis

Idade: 18

Local de nascimento: Recife/PE

Ranking da ATP: 600º

Melhor ranking: 595º

Títulos de Future: 1

Melhor ranking no juvenil: 30º

Resultado de destaque no juvenil: quartas de final de duplas de Wimbledon (2018)

Felipe Meligeni Alves

Idade: 20

Local de nascimento: Campinas/SP

Ranking da ATP: 648º

Melhor ranking: 665º

Títulos de Future: 1

Melhor ranking no juvenil: 31º

Resultado de destaque no juvenil: campeão de duplas do US Open (2016)

Fernando Yamacita Idade: 21 Local de nascimento: Londrina/PR Ranking da ATP: 1010º Melhor ranking: 917º Títulos de Future: 0 Melhor ranking no juvenil: 294º

Gilbert Klier (Ranking ITF juvenil)

Idade: 18

Local de nascimento: Brasília/DF

Ranking da ATP: 1419º

Melhor ranking: 1407º

Títulos de Future: 0

Melhor ranking no juvenil: 10º (atual)

Resultado de destaque no juvenil: bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude (2018)

Lucas Koelle (Convite do Harmonia)

Idade: 20

Local de nascimento: São Paulo/SP

Melhor ranking no juvenil: 57º

Mais informações:

www.rioopen.com

www.facebook.com/rioopenoficial

www.twitter.com/RioOpenOficial

www.instagram.com/rioopenoficial

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO RIO OPEN

Camila Coimbra , Diana Gabanyi

Tags:

Posts Recentes

Siga

  • Google+ Long Shadow
  • YouTube Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • Pinterest Long Shadow

Procurar por Tags

bottom of page